quinta-feira, 12 de junho de 2008

Passaporte italiano?

Na frente, um brasão bonito e o nome do rei Umberto I. No verso, algumas advertências. Quem descobrir que raio de documento é esse (frente verso) ganha uma pizza Margherita - batizada assim em homenagem à rainha homônima, mulher de Umberto I. O documento foi emitido entre 1870, ano de nascimento do seu Nicola, e 1900, ano de falecimento do rei em questão.

Os carimbos "Città di Genova" e "Nº58/59 PA SANTOS" me fazem acreditar que se trata de algum documento italiano relacionado ao embarque na Itália, em Genova, e ao desembarque no Brasil, em Santos. Na lateral esquerda consta até o número de um passaporte. Ou seria o número deste passaporte?

Para confirmar a data de desembarque do seu Nicola em terras brasileiras, solicitei ao Memorial do Imigrante uma certidão de desembarque - custo de R$25, caso encontrem o registro. O pedido de abertura de pesquisa só será feito daqui a 20 dias, aproximadamente.

Apesar de não ser um documento necessário à prática da cidadania, vai ser muito importante para eu conhecer mais um ou dois galhos da árvore genealógica da minha família.

[NOTA: O documento misterioso é o passaporte de Giovanna Bellinfante, mãe de seu Nicola. Leia aqui.]

[NOTA (2): Em 1989, seu Nicola já estava no Brasil. Giovanna embarcou acompanhada de sua filha Isabella. Seu marido, Pasquale, já havia partido desta para melhor. Leia aqui.]

Nenhum comentário: