quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Papelada

Com exceção do estratto dell’atto di nascita do meu tataravô italiano, Nicola Oliva, nascido no Comune di Rivello, província de Potenza, já localizei todas as certidões de nascimento, de casamento e de óbito dos demais ascendentes. Em mãos tenho apenas algumas fotocópias, mas sei em quais folhas de quais livros e sob quais números estão registradas cada uma delas. Estão localizadas nos cartórios de registro civil das cidades de Guaranésia, Campinas e Uberlândia. O próximo passo é entrar em contato com todos esses cartórios e solicitar a segunda via de cada uma delas.

Quanto às retificações necessárias, só foram feitas nas certidões de casamento e de óbito do meu tataravô. É necessário retificar, pelo menos, as certidões de nascimento, de casamento e de óbito do meu bisavô, Hildebrando Oliva, e a certidão de nascimento do meu avô, Denilson Oliva, pois em todas elas aparece o nome "abrasileirado" do tataravô.

Seu nome completo, conforme consta na certidão de nascimento, era Nicola Oliva Angelo Rafaelle Cipriano [leia a NOTA (2), no fim do texto]. Quando veio para o Brasil, Nicola se tornou Nicolau e teve parte de seu sobrenome omitido, restando apenas o sobrenome Oliva. Em suas certidãos de casamento e de óbito constam os nomes Nicolau e Niculau Oliva, respectivamente. Até conseguir fazer as retificações necessárias, muita água vai ter rolado por debaixo da ponte.

[NOTA: A certidão de casamento do Hildebrando ainda não foi encontrada! Estão faltando também as certidões de nascimento das esposas de todos meus ascendentes. Leia aqui.]

[NOTA (2): Conforme consta nas certidões de casamento e de óbito, devidamente retificadas, o nome do seu Nicola era Nicola Angelo Raffaele Cipriano Oliva. Leia aqui.]

[NOTA (3): A certidão de casamento do seu Hildebrando, meu bisavô, foi enfim localizada. Leia aqui.]

Nenhum comentário: